sábado, 28 de abril de 2007

Subir mais alto - Samorinha

Fui alertado pelo amigo Toni Matos que o marco geodésico na Fontelonga não seria o de maior altitude do concelho, claro, lembrei-me logo do que existe na Samorinha. Este marco geodésico localiza-se no alto do Santuário de Nossa Senhora da Graça, a 898 metros de altitude. Sendo perto da minha terra natal, já lá estive muitas vezes. A festa da Senhora da Graça, a última festa do Verão, a 5 de Setembro, era considerada a festa da canalha, aquela à qual era "obrigatório" levar as crianças.
Uma das fotografias que apresento é de 1973(?), num passeio de Escola Primária, juntando alunos de Zedes e Areias, no Santuário na Samorinha. Não eram necessários Agrupamentos de Escolas, mas os convívios faziam-se. O loirito que espreita para a câmara sou eu! Reconheço na fotografia alguns meus amigos de infância: a Elisa, a Fátima, a Dulce, Jorge, Arlindo, ... A professora ao centro, é de Areias.
Recentemente estive no Santuário de Nossa Senhora da Graça. Foi no dia 31 de Dezembro de 2006. Já "apanhado" por este meu bichinho de descobertas, percursos, caminhadas, fotografias e aventuras, fiz o percurso a pé (são poucos quilómetros), de Zedes ao Santuário. O dia mão estava bom e logo virou noite. Estava a ver que tinha que fazer a passagem de ano, sozinho, lá no alto!

11 comentários:

PILOTO disse...

Sim é verdade o local mais alto do concelho é na verdade o da NSG e ñ o da Fontelonga e quem o diz cai em erro, mas ñ aproveitam o sitio como fizeram na fontelonga porque?, pois eu acho muito mais atrativo como local, um bem haja ao SR PORTUGAL esteja aonde ele esteja, esse sim merecia uma lapide no cabeço, mesmo ñ sendo da aldeia fez e mostrou trabalho que ate hoje predura e ñ é aproveitado os homens partem mas as obras ficam,um grande obrigado a este SR, devia-se valorisar o local com um parque tematico como em Vila Flor o parque da barragem, com churrasqueiras e circuito de manutenção fisica(coisa que ñ entra na cultura portuguesa), exite la aqua e espaço para tal.

Anónimo disse...

Caro Aníbal

Não sei se vou a tempo do alerta, mas Hoje, Domingo, às 21h30m na RTP2, José Hermano Saraiva, apresenta um programa sobre Carrazeda de Ansiães.

Um Abraço,
Toni Matos

AG disse...

Obrigada pela participação sr piloto, e um abraço aí para a Suíça. O meu deslize (e chamo-lhe assim porque diariamente consulto mapas onde posso ver a altitude) deve-se a duas constatações: Alagoa é o ponto mais alto de Vila Flor e Fontelonga está ali ao lado; Em Fontelonga, não está um, mas sim 3 marcos geodésicos. Deve tratar-se de um ponto importante em termos de cartografia nacional. Vou tentar saber mais sobre o assunto.


Obrigada, Matos
Para mim chegou a tempo. Vou estar atento, é sempre bom ouvir falar da nossa terra. Há quem não goste de ouvir a história como um romance, mas, pode ser uma visão da história.

Um abraço
Aníbal

PILOTO disse...

"Suiça"?Que eu saiba isto ainda é Luxemburgo.

PILOTO disse...

Só uma coisinha LUIS CARDOSO ñ é prof? Se é, parece-me um prof que tive no 6° ano ele é porreiro, mando um abraço, Carlos Carvalho(Samorinha)

AG disse...

Sim, Luís Cardoso foi e é professor de Educação Visual e Tecnológica, natural de Parambos, mais conhecidos entre os amigos por Li.
Tenho a certeza que ele próprio receberá o abraço do Carlos Carvalho, directamente do Luxemburgo, uma vez que ele também visita regularmente este Blog.

PILOTO disse...

É pá, que fixe, ele deu-me EV no 6°, fomos até a Anta e uma vez até ao pé-de-cabrito uma vez que conheço bem a zona sendo grande parte da cabreira da familia do meu pai, gostava de falar com ele ja agora o meu mail é carvalhoa.carlos@gmail.com tambem tenho no hotmail é a mesma coisa é só trocar o gmail por hotmail, vc´s todos juntos deviam fazer uma forçinha para colocarem uma placa em honra do SR PORTUGAL na NSG eu acho que ele merece, apesar de sempre defender que as pessoas deviam de se homenagiar em vida porque depois de morto pouco ou nada vale, um abraço e sempre por cá.

Anónimo disse...

Olá.
Estamos uns dias sem olhar e depois é só novidades.
Muito se comunica por estas benditos espaços, e se recorda um tempo que é de quem o vive e de quem caminha connosco.
Assim sendo um abraço ao "piloto" que tão bem se recorda de momentos comuns. Vou ligar-te.
Afinal este cantinho estava mesmo a faltar, não é verdade Anibal?
Um abraço.
Li Malheiro

PILOTO disse...

Ja agora "piloto" ñ é só o meu nickname como tambem a minha alcunha, que por acaso me orgulha.Um abraço e sempre por cá.

Anónimo disse...

nao posso desde já deixar de dizer que este blog sobre a _nossa_ terra é extraordionariamente culto ao nível de informar as pessoas do local dito "esquecido".
é uma inorme honrra poder ver a minha terra natal (Samorinha) vista de tal ponto exubrante e muito qualitativo..
Embora paressa muito formal com as ditas palavras ,sou, com orgulho da "quela grandiosa terra" que me fez e viu crescer...


Meu irmao(Carlos Carvalho, dito "piloto") tem toda a razao...
Deveria tomar-se a iniciativa de fazer oma omenagem ao Sr. Portugal em samorinha... Pois ele em 15 anos da minha vida de convivencia com ele, sempre foi uma pessoa que se destacava, marcando a diferença com a sua inissiativa de acreditar,fazer acrediter, e levar a nossa aldeia para um rumo melhor e mais armoniosa...

Com abrasso me despesco... e continuaçao de bom trabalho Aníbal...

Estudante de artes humanisticas visuais e plasticas:Aníbal Augusto Carvalho. residente actualmente no porto, 17 anos.

PILOTO disse...

Ó, Anibal olha os erros "carago", para um "estudante" deixas muito a pensar que o sistema ñ esta nos melhores dias....