quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Vilarinho da Castanheira


Como nem só de visitas virtuais vive o homem, no dia 8 de Setembro fui mesmo até ao Vilarinho da Castanheira. Pelo caminho ainda passei pela aldeia abandonada de S. Sampainho, mas isso fica para outras Descobertas.
Não tinha muito tempo disponível, por isso procurei um ponto de onde podesse ter uma visão geral da aldeia. Essa visão geral era importante para eu me orientar, uma vez que, apesar de já ter estado muitas vezes no Vilarinho, isso já foi há muitos anos e poucas recordações tenho. Em 1989 fiz algumas caminhadas, visitei a Pala da Moura e recordo-me de um forno de telha, pouco mais.
Tal como os homens fizeram há alguns milhares de anos atrás, procurei o ponto mais alto. Soube depois que era conhecido por Castelo. Aqui deve ter existido um castro e posteriormente um castelo.
Não há um local de onde se possa ver toda a imensidão de paisagem em redor. Confiante na boa vontade das pessoas, pedi licença e subi a algumas varandas de onde pude admirar, quer a totalidade da aldeia, quer a paisagem que se estende a alguns concelhos vizinhos. Foi também um vizinho, habitante na zona do Castelo, que me serviu de cicerone, respondendo com prontidão e gosto à minha curiosidade. Mostrou-me o Seixo de Ansiães, Fontelonga, Alagoa, Seixo de Manhoses, Vila Flor, etc. Aproveitei-me do seu conhecimento e boa vontade para me inteirar de algumas informações úteis para próximas visitas.
Com muita pena minha, saí do Vilarinho sem sequer visitar o Santuário da Senhora da Assunção, ou sem ter dado um passeio pelo resto da aldeia. Com certeza voltarei. Esta terra, que já foi concelho e é repleta de história, tem muito para mostrar a quem a visita.

6 comentários:

Anónimo disse...

Vilarinho é uma das aldeias mais linda de Bragança. Dispõe de uma enorme riqueza histórica. Desejo é que todos as suas tradições e todas as suas riquezas sejam divulgadas de forma a que dignifiquem todos que ali vivem.

Anónimo disse...

Vilarinho é uma aldeia encantadora, rica em tradições e enorme na sua beleza.
Quem visita aquela aldeia jamais esquece os locais por onde passou.
Gostava,de ver organizadas algumas colectividades culturais de forma a proporcionar aos seus habitantes, momentos de lazer.
Em relação ao Centro Social,apelo ao bom senso do Sr Presidente, no sentido de olhar em "frente" para os utentes, que ali se encontram, e que os considere como pessoas e não como meros objectos abandonados
onde, permanecem noite e dia sem muitas vezes ,encontrarem um sorriso nos lábios ou uma palavra de conforto.
Lembrem-se que "amanhã" poderão ser vocês, a ocupar um dos lugares desse lar, onde a insensibilidade existe, e onde a indiferença permanece dia após dia ao lado de quem mais carinho necessita.

Anónimo disse...

vilarinho tem isso e muito mais, visite e verá?
uma porta aberta para o passado...

Anónimo disse...

Vilarinho terra airosa...........!quem não sebe o resto não é de Vilarnho

Anónimo disse...

Vilarinho terra airosa ......... Linda Alegre e Singular cada pedra é uma rosa enfeitando lindo altar...
Ainda me lembro da letra toda, que saudades do tempo em que fazia-mos teatro tinha-mos um rancho fóclorico, agora resta-nos recordar esses bons tempos

Anónimo disse...

VILARINHO, SEC. XX Anos 40

Vilarinho,Terra formosa,
Botão de rosa,
Não tem rival.

O meu encanto,
Não viu ainda,
Terra mais linda,
De Portugal.

(Cajoco)