domingo, 24 de agosto de 2008

Noite dos Bombos, em Parambos


No dia 23 de Agosto de 2008, aconteceu em Parambos mais uma Noite dos Bombos, integrada nas festas de Verão, em honra de S. Bartolomeu.

Atrasei-me bastante, num jantar familiar em Carrazeda de Ansiães e cheguei a Parambos pouco depois da meia-noite. Os foliões "bombeiros" já tinham começado a sua ronda pelas ruas da aldeia, não me deram tempo para comprar a bonita camisola (verde?!) comemorativa da Noite dos Bombos de 2008. Felizmente tinha comigo a camisola de 2007! Vesti-a e integrei-me no grupo.

O grupo dos Parrraxistas (de Mirandela), este ano com maior número de elementos, dava o mote, todos os restantes seguiam atrás, batendo no bombo com mais força do que jeito. É que não havia ninguém atento à melodia.
Já não apanhei a fase em que o acordeão acompanhava, a sua sonoridade dá outro colorido à festa, mas a noite é dos bombos.

Alguns Parrraxistas mais "tocados" passaram-me o bombo! Fiquei dividido, entre fazer barulho e tirar fotografias.
Ao longo do percurso fizemos algumas "visitas". O objectivo era sempre o mesmo: recuperar forças, com um sumo de fruta ou outra bebida mais forte, consoante a idade e o gosto.
É de realçar a presença, que me parece cada vez mais representativa, de crianças.
Já passava das duas da manhã quando o grupo se aproximava do adro da igreja onde o arraial estava animado. Cansado por várias noites de festa (também era festa em Vila Flor), abandonei Parambos satisfeito por mais uma Noite de Bombos, única nas minhas vivências de arraiais em trás-os-montes.

Parabéns e o meu obrigado às gentes de Parambos, que sempre me recebem com amizade.

Mais reportagem no Blogue - Viver Parambos.

5 comentários:

Blue Eyes disse...

Pelos vistos vai sendo mais animado de ano para ano!Tive pena de não estar presente este ano...outros virão.

Parabéns pela animação!

Anónimo disse...

Obrigado pela sua presença e participação nesta GRANDE noite dos bombos em Parambos.
Será sempre bem recebido, e todos são bem vindos.
Obrigado pela reportagem e por divulgar Parambos.

At Ento/ViverParambos disse...

Olá.
bela festa e cuidada reportagem.
Muito bem documentada, uma realidade que cada vez é mais tradição, sentimos que estamos a construir algo que vai perdurar, pois é do gosto do povo.
Foi bom ter-te por cá vivendo este espírito bombista.
Saudações com a nossa amizade.
At ento

Anónimo disse...

Olá
(deixa-me cá brincar com alguém, todo sorridente...)
No dia seguinte, não foi preciso fazer uma consultinha no "otorrino", não??? Em Mirandela, fiquei com os ouvidos todos "bombados" e,...ensurdecidos...Nunca ouvi tanto barulho na minha vida!!!!
Abração
Esmeralda

Anónimo disse...

consultazinha, queria dizer...