sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ainda a festa em Areias

No dia 5 de Julho realizou-se em Areias a tradicional festa em honra de S. Sebastião. Já em 2008 esbarrei com a festa sem estar a contar e, em 2009, aconteceu praticamente o mesmo. Soube da festa por alguns elementos da Banda Filarmónica de Vila Flor, que estiveram presentes, a abrilhantar a procissão.
Cheguei a Areias a meio da tarde quando ainda eram poucos os foliões, mesmo em volta do bar. Alguns já treinavam a sua precisão num interessante jogo do Burro. Aproveitei para fazer uma visita à pequena igreja. Foi restaurada há pouco tempo e brilha como nova. Destacam-se no altar de talha dourada três figuras femininas com formas bastante acentuadas, quase provocantes. Não conheço o significado dessas três figuras mas podem muito bem representar a Fé a Esperança e a Caridade. O cálice simbolizaria a Fé, a pomba é um símbolo de Esperança (Noé soltou uma pomba que regressou com um raminho de oliveira) e a figura central que amamenta uma criança enquanto segura outra, seria a Caridade. O culto a S. Sebastião vem desde o século XVII existindo inúmeras confrarias dedicadas a este santo em quase todas as aldeias do concelho e também em Areias. Foi no século XVIII (1790-92) que se deu a construção da actual igreja matriz do Amedo. É bem possível que a pequena igreja de Areias seja da mesma época ou até mais antiga.



Na igreja já se encontravam os andores, pequenos mas ricamente enfeitados com flores naturais. Das imagens, S. Sebastião, Nossa Senhora de Fátima, S. Bárbara e a que deve ser Santa Luzia, destaco esta última, seguramente a mais antiga. Devia ter uma folha de palma na mão direita, mas já não a tem e não entendo o porquê da coroa.
A procissão só saiu depois das seis da tarde, o que me deu tempo para deambular pela aldeia, cumprimentar amigos e integrar-me por completo no espírito da festa. O jogo do Burro continuou, com muitos a tentarem a sua sorte. Os prémios esperavam à sombra da uma pereira: garrafas de vinho e licores, mel, um coelho mas também algumas caixas com prémios surpresa. Com o apertar do calor, foi a cerveja e os tradicionais tremoços (havia uma antiga tremoceira em Areias, mas não a vi na festa) que juntaram mais adeptos.
Eram quase dezanove horas quando a procissão subiu a Rua do Barreiro, seguindo depois para o início da aldeia na Nacional 628. Cortei caminho para procurar alguns pontos estratégicos que me permitissem fotografar o melhor possível. Exibiram-se as colchas de renda, que se juntaram ao colorido das fitas (agora plásticas) espalhadas pelas ruas. A passo lento deixaram a Avenida Principal e subiram ao ponto mais alto da aldeia, pela Rua da Eira, regressando ao centro pela Rua do Eiró.
Quando a procissão recolheu, já o grupo musical (com o meu amigo Reixelo) tocava os primeiros acordes de música popular para animar a malta.
Não fiquei para ao arraial, mas agradeço os convites que recebi para o jantar. Ainda bem que há gente em Areias que se apercebe que eu gosto de divulgar a aldeia, e que, desta forma, chega rapidamente a todos os cantos do mundo.

1 comentário:

PILOTO disse...

Obrigado amigo por esta visita por Areias, eu ñ posso ir a festa por estar longe mas ca fica o cheirinho, mais uma vez obrigado e até as ferias....