domingo, 18 de março de 2012

O Blogue completou 5 anos!

O blogue À Descoberta de Carrazeda de Ansiães completou 5 anos de existência esta semana. Cinco anos não é muito em anos humanos mas em anos de "blogues" é bastante, uma vez que não é fácil manter o interesse (e com interesse) no projeto durante tanto tempo.
Apesar de não ser o eu primeiro do género, antes vindo no seguimento do À Descoberta de Miranda do Douro e À Descoberta de Vila Flor, como meu concelho natal, Carrazeda de Ansiães ocupa e sempre ocupará um lugar especial na minha vida. Tal como eu escrevi na pequena introdução que fiz para o blogue "foi o concelho onde começaram todas as descobertas e ainda tem muito para descobrir".
O blogue é muito pessoal, mostrando a minha forma de olhar o concelho. Podia conhece-lo sem sem criar o blogue, mas tenho as minhas dúvidas se seria a mesma coisa. Eu também preciso de incentivos e partilhar as fotografias, os passeios pelas diferentes aldeias e alguns acontecimentos em que posso participar, são uma "desculpa" que dou a mim próprio para seguir em frente.
O blogue manteve sempre uma postura isenta, afastado de todas as questões políticas que fervilham neste pequeno espaço. Não pondo de lado a crítica, a defesa de alguma causa em que acredito, o ponto forte sempre foi mostrar as belezas do concelho, o património, as pessoas e deixar para outros o troca de palavras azedas e a defesa de interesses que não fazem parte do meu estilo de vida.
Foi por causa do blogue que fui contactado pelo diretor do jornal O Pombal. Desafiou-me a colaborar no jornal e a minha aceitação contou com o pressuposto de que o Blogue ficaria a ganhar e assim aconteceu. Passei a fazer visitas mais regulares a diferentes freguesias do concelho, a adquirir e a consultar livros que falam do concelho ou são escritos por gente que aqui teve a sua origem. São também frequentes as visitas que faço à Biblioteca Municipal, onde tenho sido muito bem recebido.
Uma iniciativa paralela ao blogue aconteceu em Agosto de 2011, em Pombal de Ansiães, com a realização de da exposição de fotografia "Profissões Antigas". Foi um trabalho que me deu muito gozo fazer e que gostava de continuar - quem sabe?
Olhando para os números, só posso sentir satisfação por verificar que os visitantes do blogue foram sempre aumentando. O fato de constatar que  o blogue é visitado diariamente por um grupo de pessoas é também um bom incentivo para eu continuar.  Algumas fazem comentários no blogue, outras escrevem-me diretamente, o feedback sempre foi positivo.
Não faço promessas quanto ao futuro. Tenho muita vontade de continuar À Descoberta de todo o concelho e tudo farei para visitar todas as freguesias dando-lhes o relevo que todas merecem. Algumas têm os seus próprios blogues e sites, mas cada um tem a sua forma de olhar, sentir e mostrar. Tenho um bom relacionamento com a blogosfera do concelho e já ajudei a criar outros blogues. Apesar de tudo, considero que esta forma de comunicar pode ser enriquecedora, para quem escreve e para quem visita. O espaço Internet está cada vez mais povoado de alternativas, mas, a maior parte delas são tão efémeras que as pessoas nem se dão ao cuidado de escrever palavras completas ou olhar uma fotografias durante mais de um segundo.
Agradeço a todos os que me têm apoiado e, já agora, continuem a visitar o blogue.

Alguns números:
79 000 Visitantes
181 000 Páginas vistas
393 Postagens
900 Fotografias
707 Comentários

5 comentários:

Blue Eyes disse...

Parabéns Aníbal por estes 5 anos de blog!!
Mesmo não comentando muitas vezes, passo por aqui diariamente!!

Com um até breve.

Luís Leal disse...

Muitos parabéns ao nosso amigo Aníbal Gonçalves pelo excelente trabalho que tem desenvolvido no seu blogue!
Sei que não é fácil elaborar um blogue, mantê-lo activo e atractivo!
Muitos parabéns e que venham mais cinco!

Luís Leal
(amedo-pt.blogspot.com)

isaura festa disse...

Na verdade este BLOGGER é de consulta obrigatória,diáriamente.Quanto mais não seja para matar saudades da nossa terra que tão bem retratada é ali.Obrigada ao Anibal.Continue.

PEREYRA disse...

Olá Anibal, nem sei o que te dizer! Devo estar mesmo embaixo! lol. Continua a escrever e a botar fotos, como tens feito, até o blogue completar os seis anos. Depois, logo vejo, se estiver cá, se mereces ou não que te dê outra vez Parabéns. Um abraço.

Sofia Moreira disse...

Parabéns! Este blog faz falta.