segunda-feira, 18 de junho de 2012

S. António em Beira Grande

 A aldeia de Beira Grande não deixa passar o dia de S. António sem uma boa festa ao seu padroeiro e foi isso que aconteceu no dia 13 de Junho.
A missa aconteceu pela manhã, mas a procissão só aconteceu ao final da tarde.
Sou, quase em cima do acontecimento, desta festa e não quis desperdiçar a oportunidade de fazer uma visita à aldeia e conhecê-la um pouco melhor.
 Quando cheguei junto da igreja as pessoas esperavam a chegada do Sr. Padre Humberto para orientar a procissão.
Não conhecia a igreja e aproveitei para a conhecer. A minha presença não passou despercebida e tive que "enfrentar" a desconfiança de uma zeladora que foi baste brusca comigo. Em parte até compreendo, mas há sempre mais de uma maneira de dizer a mesma coisa.
 A igreja está muito bem preservada e, é claro, em dia de festa não faltavam flores de várias cores principalmente gerberas e gladíolos. Os altares não são de uma riqueza assinalável em talha, mas as imagens são realmente extraordinárias. Não todas, mas um bom conjunto delas. A Nossa Senhora da Luz que saiu na procissão ofuscou um pouco o brilho do andar do padroeiro. Aliás na procissão seguiram três diferentes imagens de Nossa Senhora, mais a do Santo António e a da Santa Quitéria.
A procissão percorreu as principais ruas da aldeia. O dia estava a declinar e tive dificuldade em encontrar locais  e ângulos para fazer boas fotografias, mas o possível.
Embora a aldeia seja pequena não faltaram pessoas para carregarem os andores  e os variados estandartes, enquanto se rezava o terço, pelas ruas.
Já perto das vinte horas como terminada a procissão. Os assadores já espalhavam aromas a carne assada pelo ar, e a música alegrou o largo.

Chegou a Associação do Rancho Folclórico de Carrazeda de Ansiães que deu um colorido e uma alegria especial à festa. Para a noite guardou-se o grupo Estrela da Noite.

2 comentários:

Anónimo disse...

É mais uma aldeia a cumprir as suas tradições, é pena que algumas pessoas como essa zeladora deiam mau nome à aldeia, pensam que a igreja é delas, enfim... Os atos ficam com quem os pratica.
Desde já fica o convite para a festa de agosto que se realiza no 3.º fim de semana de agosto, esta festa chamamos-lhe a festa grande, pois só se realiza de dois em dois anos.

Anónimo disse...

sim a senhora olivia as vezes é mesmo assim mas ate é boa pessoa, como toda a gente da Beira Grande...dia 24deste mes. tb vai haver o passeio pedestre de manha e o s. joao á tarde...e a festa grande é nos dias 18 e 19 de agosto....seja bem vindo