sexta-feira, 7 de novembro de 2008

As fontes, em Areias


Foi já há alguns meses atrás que estive em Areias à procura da Fonte do Cunho. Embora pensasse conhecer bem a aldeia, há sempre muita coisa que desconhecemos e tive de recorrer ao sr. Lopes que me guiou até à Fonte. Fica num ponto bastante periférico e não havia nenhuma habitação por perto. Neste momento a situação está diferente uma vez que o Álvaro construiu uma bela casa, perto da fonte. Esta fonte é um dos pontos de interesse da aldeia, dada a sua antiguidade e as recordações que dela têm as pessoas mais idosas. As fontes eram locais de encontro, um dos poucos locais onde os namoros tinham grandes hipóteses de acontecerem.

A segunda fonte está junto a uma estrada, precisamente na saída de Areias para a nova estrada que conduz ao Amedo ou ao Pinhal do Norte.
Junto da capela há uma zona bastante húmida mas desconheço se algum dia aí existiu alguma fonte. Existe um fonte nova dentro do adro da capela, possivelmente para permitir regar o jardim que costuma estar muito bem cuidado.
Há pela menos uma fonte completamente desactivada.


O fontanário principal situa-se no Largo Principal, no coração da aldeia, onde se cruza estrada N628 e a N1136. É aqui que se situa o único café da aldeia e onde se juntam as pessoas a conversar nos domingos à tarde. Já há um bom conjunto de bancos convidando ao descanso.
Há também uma fonte com água abundante à entrada da aldeia na estrada N628 (Avenida Principal).

4 comentários:

PILOTO disse...

Areias é uma terra abundante em agua, a nacente actual pretencia a minha familia...e mais ñ digo porque desconheço a historia completa...

Anónimo disse...

Gostei muitos parabens.
Um beijo
s.m

manel ze "o likreu" disse...

tomei alguns banhos por estas fontes nos veroes escaldantes da minha mocidade, que saudades... e mesmo a aldeia das fontes e pena k tenhao tirado algumas das ruas. unica aldeia do conselho com agua natural e propria,por onde passas tens um fio de agua pra matares a cede. adoro a minha terrinha. podem-me esperar pork eu vou regrecar...

Anónimo disse...

gostei moito das fotografias
moitos parabens
anonimo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!