quarta-feira, 16 de maio de 2012

Trilho do Castelo - 13 de Maio (1.ªParte)

Interior da igreja de Santa Eufémia
No dia 13 de maio, domingo, mais de uma centena de caminheiros optaram por passar uns bons momentos ao ar livre participando no Percurso Pedestre organizado pela Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, com o apoio das Juntas de Freguesia de Lavandeira e de Selores.
Adivinhar-se um percurso interessante, quer pela paisagem que se avista do castelo, quer pela visita a uma série de monumentos (além do castelo de Ansiães) muito interessantes e representativos no património construido do concelho.
Bandeira com Santa Eufémia
O grupo é assíduo, mantendo-se com pequenas variações desde a primeira caminha (esta foi a quarta). Gente de todas as idades, com constituição física e  interesses diversificados mas que gosta de fazer estes percursos pedestre e de participar nos convívios que a eles estão associados.
Pequeno almoço no Largo do Campo da Bola
O ponto de encontro foi no largo de Santa Eufémia, bem no centro de Lavandeira. O autocarro da autarquia transportou para o local mais de uma centena de participantes. Tal como como já disse, os interesses são diversificados mas uma visita à  bonita igreja matriz quase ninguém dispensou. Desde a minha última visita a Lavandeira, que não foi à muito tempo, notei a ausência dos leões junto à imagem de Santa Eufêmia. Soube que foram retirados para deles se fazer uma réplica, para serem colocados junto de outra imagem da Santa que existe na Casa dos Milagres. É curioso porque no último texto que escrevi para o jornal O Pombal, falei precisamente desses leões e do que eles significam.
Reza a lenda... que se ouvem os sinos da Sé de Braga
O interior da igreja (incluindo a sacristia) é digno de admiração. Os caixotões do teto contam muitas histórias e houvesse tempo para os admirar. Todos partiram em direção ao antigo campo da bola onde seria servido o pequeno almoço. O espaço é adequado, o tempo estava de feição e a Junta de Freguesia não se poupou a esforços para satisfazer o apetite de tanta gente, quer em quantidade quer em qualidade. Também não faltaram flores nas mesas.
Explicações sobre a história de Ansiães
Como novidades (para mim) neste percurso para o castelo refiro uma gravação numa rocha, a que chamaram "pegada de Nossa Senhora" e outra formação natural onde diziam que se "ouviam" os sinos da Sé de Braga. Esta história dos sinos suou-me a familiar e não fosse eu alertar os mais próximos de mim algum tinha caído na tentação de testar a audição. Achei interessante que tivessem assinalados estes pontos curiosos, mas não apreciei a aplicação de tinta spray nas rochas.
Aspeto do recinto dentro de primeira muralha
No pelotão da retaguarda lá consegui cegar ao castelo. A "multidão" já estaca acomodada para ouvir as explicações históricas sobre o monumento.
Nunca tinha visto o interior das muralhas tão limpo de vegetação. tal deve-se ao facto de estarem a decorrer obras de limpeza dos caminhos e  reconstrução de um torreão. Espero que os arqueólogos no terreno tenham os devidos cuidados para não destruírem. Estas pedras não são simples pedras são o esforço, história e possivelmente o sangue de uma região.
No Vértice Geodésico (810 metros de altitude)
Juntamente com um pequeno grupo de pessoas trocámos a visita ao interior da igreja de S. Salvador por uma subida ao ponto mais alto das muralhas. O dia estava luminoso e queria aproveitar a oportunidade de subir até ao Marco Geodésico no alto da muralha que assinala os 810 metros de altitude. Não me arrependi da opção.   Vale a pena subir ao topo do castelo para apreciar 360 graus de Carrazeda, desde a Vila, até ao pinocro de Fontelonga ou no sentido oposto, onde o planalto de desfaz ao encontrar  o leito do Douro.
Apetecia-me ficar por ali mais algum tempo, mas, entretanto, o grupo já se preparava para abandonar as muralhas, em direção a Marzagão.

Entrada no recinto muralhado pela Porta da Vila
Continua...

Sem comentários: