
quarta-feira, 25 de julho de 2007
Luzelos

segunda-feira, 23 de julho de 2007
Carrazeda de Ansiães

Não há quem passe pela zona antiga de Carrazeda de Ansiães munido de uma máquina fotográfica, que não dispare sobre esta varanda florida. Também eu arrisquei a fotografia, tentando aproximar-me um pouco mais.
Estas duas fotografias servem para contrariar o boato renascido de que Carrazeda significa cara azeda! Carrazeda é uma vila simpática, que nestes meses de Julho e Agosto vai fervilhar de vida, com milhares de emigrantes que ainda regressam às suas aldeias para passar uns dias de Verão.
Vamos, com certeza, encontrar-nos pelas ruas e jardins de Carrazeda.

quinta-feira, 19 de julho de 2007
Pombal

O Pombal é uma linda aldeia. Deitada ao Sol da manha de um dia de Julho, convida à contemplação à sombra de um chorão na capela.
segunda-feira, 16 de julho de 2007
Entre a chuva e o Verão

Hoje, entre Zedes e Folgares, o meu olhar deslizou do centeio já seco, à espera da segada, e as nuvens escuras que se estendiam até para além da Serra de Bornes. O local é bonito e tentei fazer uma fotografia panorâmica onde coubesse o máximo de horizonte.
domingo, 15 de julho de 2007
Pinhal do Norte

No dia 5 de Junho fiz uma curta passagem por Pinhal do Norte. Há já mais de uma década que não estava nesta freguesia e há algumas diferenças. A primeira está nas vias de comunicação. A ligação entre Carrazeda de Ansiães e a ponte da Brunheda, deu vida vida ao Pinhal. Um passeio pelo centro da aldeia, trouxe-me à memória outros passeios semelhantes que já tinha feito neste local. A paisagem pouco mudou. Gostei de encontrar as ruas cheias de plantas floridas.
quinta-feira, 12 de julho de 2007
Selores (1)

domingo, 8 de julho de 2007
sábado, 7 de julho de 2007
Castelo de Ansiães

Neste dia, 07-07-2007, com poderes mágicos, onde se desvendam Maravilhas, deixo uma fotografia de Ansiães. Este castelo maravilha das maravilhas da nossa história, merecia um pouco mais do que sabandono e silvas. Apesar de tudo, dá gosto subir ao ponto mais alto e dominar todo o horizonte, sentindo-nos conquistadores de reinos imaginários, defensores imbatíveis de Terras de Ansiães.
sexta-feira, 6 de julho de 2007
Pela LINHA do TUA

A ECOTOPIA na LINHA do TUA
A ECOTOPIA é composta por um grupo de activistas internacionais, de diversas nacionalidades, e viaja pela Europa chamando a atenção para causas ligadas ao ambiente, desertificação, transportes sustentáveis, entre outras. Este ano, o ECOTOPIA BIKETOUR 2007 começou em Barcelona no dia 1 de Junho.
No próximo sábado, dia 7 de Julho, a ECOTOPIA estará em Mirandela para iniciar uma viagem com vista à divulgação da Linha do Tua, em colaboração com o Movimento Cívico pela Linha do Tua (MCLT).
Nesse sentido, convidamo-lo a estar presente na conferência de imprensa, a realizar por volta das 16h, junto à estação de caminhos-de-ferro.
Às 18 horas o grupo parte na automotora em direcção à Brunheda, de onde continua a jornada, agora de bicicleta rumo ao Amieiro. Está prevista a passagem pelos seguintes locais : Sobreira, Caldas de Carlão, Carlão e Franzilhal. Esperamos contactar com a população durante este passeio.
Já pela noite dentro, no Amieiro (local de pernoita), serão apresentados alguns filmes, que incidirão entre outros assuntos sobre as actividades já realizadas pela ECOTOPIA, os lugares onde passaram, etc.
Na manhã de domingo, dia 8 de Julho, haverá tempo para conhecer e identificar as potencialidades da região. À tarde, pelas 15h, o grupo partirá do Amieiro com destino ao Tua, numa viagem que vai permitir rever e redescobrir o Vale do Tua e a Linha do Tua, um património cujo abandono é da responsabilidade de todos.
Vamos caminhar e pedalar pela Linha do Tua. Esperamos por si.
7 e 8 de JULHO - ECOTOPIA no AMIEIRO
7 de Julho
16h - Conferência de imprensa na antiga estação de C.F. de Mirandela
18h – Partida na automotora para Brunheda
No Amieiro, à noite, exibição de filmes.
8 de Julho
10h – Caminhada e outras actividades no Amieiro
15 h – Saída da ECOTOPIA BIKETOUR em direcção à estação do Tua
No Santuário de Nossa Senhora da Saúde

Depois de um dia intenso, À Descoberta de Carrazeda de Ansiães, foi na calma do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Mogo de Malta, que dei por encerrada a jornada. Com o Sol a tocar a linha do horizonte parecendo querer incendiar Zedes, desvia-se o olhar em direcção ao vale, espreitando Freixiel, lá ao fundo. A Serra do Faro eleva-se beijando o céu, e, mais longe, é a Serra dos Passos que domina vários concelhos em redor. Assim termina um dia cheio de descobertas que brevemente darei a conhecer...
Subscrever:
Mensagens (Atom)