Na segunda-feira passada, numa deslocação a Carrazeda de Ansiães, verifiquei que se festejava em Mogo de Ansiães. Provavelmente, festejava-se S. Bartolomeu, tal como na vila de Vila Flor, de que é padroeiro. Este santo é festejado a 24 de Agosto, sendo muito falada esta festa na comunicação social principalmente pelas tradições relacionadas com S. Bartolomeu do Mar (em Mar, Esposende). Este santo é possivelmente Natanael, apóstulo e grande pregador. Reza a tradição que morreu por esfolamento daí o ser representado sempre empunhando um esfange (sabre largo e curvo). Nesta imagem, que me parece representar S. Bartolomeu, aparece também o diabo, preso por um forte cadeado.
De 28 a 31 de Agosto, Carrazeda de Ansiães recebe a mais uma edição da Feira da Maçã e do Vinho. A feira tem por objectivo promover dois dos produtos mais emblemáticos do concelho: a maça do planalto de Carrazeda e o vinho produzido no concelho, cuja qualidade foi já premiada com medalha de ouro, em algumas marcas, em concursos internacionais. Na feira estão presentes associações de fruticultores e marcas de produtores e engarrafadores de vinhos do Douro. O evento conta ainda com tasquinhas, produtos regionais, como azeite, compotas, fumeiro regional, licores, pão caseiro e queijos, representantes do comércio local, exposições e uma mostra de artesanato. Um dos pontos altos da feira é a procissão dos andores com os padroeiros do concelho, a realizar no dia 30 de Agosto, às 17:30.
Fotografia: Santa Agueda, padroeira de Carrazeda de Ansiães.
Completou-se no dia 22 de Agosto um ano desde que ocorreu o acidente na Linha do Tua do qual resultaram vários feridos e um morto e que levou ao encerramento da linha até ao momento. Várias entidades juntaram-se para assinalar o dia, prestar homenagem às pessoas que sofreram nos diversos acidentes e para reafirmarem a sua vontade de que a Linha do Tua não só seja mantida, como seja recuperada até Bragança abrindo a possibilidade de ser ligada à linha de alta velocidade do país vizinho. Como defensor da Linha do Tua, estive lá. A reportagem está no blogue A Linha é TUA.
Um Blogue como este - À Descoberta de Carrazeda de Ansiães - não podia deixar passar o Dia Mundial da Fotografia sem chamar a atenção para esta forma de expressão. A fotografia é muito mais do que um registo, é uma forma de ver, de quem fotografa e de observa e vê, por vezes muito mais do que o próprio fotografo queria revelar. A fotografia que escolhi é o pôr-do-sol, junto da pequena capela, na Felgueira. É um momento único, num local único, guardados no tempo e no espaço de uma fotografia.
Vilarinho da Castanheira tem de novo um Pelourinho no Largo do Pelourinho! A fotografia mostra um bloco do Pelourinho original que serviu de base para a reconstrução de um novo. Este bloco de granito estava classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Dec. nº 23 122, DG 231 de 11 Outubro de 1933 e encontrava-se à guarda da Junta de Freguesia. Por trás está o actual Pelourinho, que mostrarei noutra oportunidade.
Decorreu no passado fim-de-semana, em Zedes, a tradicional festa de Verão em honra de S. Bárbara. Com uma programação distribuída pelos dias 6, 8 e 9, houve momentos desportivos, recreativos, e, é claro, religiosos, que são, sem dúvidas, os momentos mais altos de todos os festejos. Na Sexta realizou-se um encontro de futebol feminino. Ao início da noite actuou o Rancho Folclórico os Mursenses, enquanto o recinto se foi enchendo de gente para o primeiro arraial. A noite esteve muito fria, mas, mesmo assim, foi bastante animado.
No Sábado foi a vez dos homens mostrarem as suas capacidades num jogo de futebol amigável entre Zedes e Pereiros. Ao início da noite deu-se a actuação de mais um rancho folclórico, desta vez o Rancho Folclórico de Saboroso de Aguiar. A arraial foi abrilhantado pelo grupo musical Sobaile. Esta noite teve como novidade a Festa da Espuma. Apesar do frio que se fazia sentir, pequenos e graúdos fizeram a festa, dançando na espuma e fazendo todo o género de brincadeiras. Se a temperatura ambiente fosse outra, certamente haveria muito mais pessoas a experimentar essas emoções. O início da manhã de Domingo foi animado com a chegada da Banda Filarmónica de Vila Flor. Às dezassete horas e trinta minutos iniciou-se a Eucaristia, acompanhada pela banda de música que tocaram e cantaram cânticos. No final uma majestosa procissão percorreu as principais ruas da aldeia. Foram mais de uma dezena de andores e muitas figuras, que, a passo lento, ao som da música da banda, levaram mais de uma hora antes de regressarem à igreja matriz, quando a noite se aproximou. O arraial do terceiro dia esteve a cargo do grupo musical Estrelas da Noite. A noite esteve mais amena e o arraial pertenceu praticamente por inteiro ao povo de Zedes.
Imigrantes e residentes viveram com muita intensidade estes três dias de festa. Já se fazem planos e contactos para que a festa do próximo ano seja tão ou mais animada do que a que acabou de ser viver em Zedes.
Mais uma localidade do concelho ganha lugar neste Blogue, trata-se de Alganhafres, pequeno lugar pertencente à freguesia de Selores. A fotografia mostra as ruínas da capela do Espírito Santo, em Alganhafres. Sem dúvida uma capela muito antiga, como se depreende pelo arco da porta primitiva.
Enquanto ganho coragem para escrever algumas palavras sobre a festa de Nossa Senhora da Assunção em Vilarinho da Castanheira, fica um pequeno vídeo, com algumas centenas e fotografias, que ilustram o que se passou muito melhor do que qualquer descrição que eu possa fazer.
Este foi um cenário muito repetido pelas várias festas que se realizaram no concelho e nos concelhos vizinhos. A fotografia foi tirada em Vilarinho da Castanheira, onde passei a tarde de Domingo. Brevemente mostrarei mais detalhes do que se passou.