domingo, 17 de abril de 2011

Domingo de Ramos (Pinhal do Norte)

Hoje foi Domingo de Ramos. Estive em várias aldeias do concelho, mas escolhi para mostrar duas fotografias que tirei em Pinhal do Norte, porque, precisamente esta foi a última aldeia de que falei no Blogue.
A bênção dos ramos aconteceu em frente à capela de S. Bartolomeu, no Largo do Terreiro. O sr. Padre Bernardo, com quem tive o prazer de conversar depois da celebração que fez em Zedes, presidiu também às cerimónias no Pinhal.
Chamou-me a atenção em Pinhal, os volumosos ramos que as pessoas levaram para serem benzidos. A par da oliveira, árvore sagrada, e do rosmaninho, quase todos tinham loureiro, que não estou habituado a ver! Com a proximidade do rio Tua pensei que alguns ramos poderiam ter bucho, mas não parece ser esse o habito, nestas paragens. O bucho é usado nalgumas aldeias de Mogadouro, próximas do rio Sabor, onde o bucho é endémico.

1 comentário:

Anónimo disse...

ADOREI O CARTAZ DE APRESENTAÇÃO!A IMAGEM DE UMA MULHERQUE TAMBÉM SERÁ MÃE,FILHA,AVÓ E TUDO QUE REPRESENTA COM O PENSAMENTO ESCONDIDO NAS PROFUNDEZAS DO SEU SER,INDO LEVAR O SEU RAMO,IMAGEM MARCANTE PELOS ANOS QUE A SRA REPRESENTA,E A CRENÇA QUE VAI ESCONDIDA DENTRO DE SI..MUITO PROFUNDO.