Hoje foi Domingo de Ramos. Estive em várias aldeias do concelho, mas escolhi para mostrar duas fotografias que tirei em Pinhal do Norte, porque, precisamente esta foi a última aldeia de que falei no Blogue.
A bênção dos ramos aconteceu em frente à capela de S. Bartolomeu, no Largo do Terreiro. O sr. Padre Bernardo, com quem tive o prazer de conversar depois da celebração que fez em Zedes, presidiu também às cerimónias no Pinhal.
Chamou-me a atenção em Pinhal, os volumosos ramos que as pessoas levaram para serem benzidos. A par da oliveira, árvore sagrada, e do rosmaninho, quase todos tinham loureiro, que não estou habituado a ver! Com a proximidade do rio Tua pensei que alguns ramos poderiam ter bucho, mas não parece ser esse o habito, nestas paragens. O bucho é usado nalgumas aldeias de Mogadouro, próximas do rio Sabor, onde o bucho é endémico.
1 comentário:
ADOREI O CARTAZ DE APRESENTAÇÃO!A IMAGEM DE UMA MULHERQUE TAMBÉM SERÁ MÃE,FILHA,AVÓ E TUDO QUE REPRESENTA COM O PENSAMENTO ESCONDIDO NAS PROFUNDEZAS DO SEU SER,INDO LEVAR O SEU RAMO,IMAGEM MARCANTE PELOS ANOS QUE A SRA REPRESENTA,E A CRENÇA QUE VAI ESCONDIDA DENTRO DE SI..MUITO PROFUNDO.
Enviar um comentário