terça-feira, 29 de abril de 2008

Petição pela Linha do Tua VIVA


Como tenho mostrado pelas fotografias recentes neste Blog, a Linha do Tua é um dos locais mais bonitos de se percorrer no Nordeste Trasmontano. A par disso, é uma importante obra de engenharia feita por aqueles que acreditaram que os que cá viviam, também tinham direitos.
Os movimentos a favor da manutenção da linha (contra a barragem), são muitas vezes acusados de nem saberem onde fica o Tua, de serem estrangeiros. Os que vivemos aqui, e que queremos continuar a viver, também somos capazes de imaginar outro tipo de desenvolvimento, sem destruição do nosso património e sem esvaziamento da região de quase tudo o que foi conquistado com muito esforço. Apregoa-se o desenvolvimento à custa da desertificação, do encerramento, da entrega das poucas coisas valiosas que temos aos grandes interesses económicos.
Os próprios autarcas estão "tão convencidos" das vantagens da construção da barragem, que na reunião que tiveram em Carrazeda de Ansiães a meados de Abril, quando pensavam discutir as contrapartidas a pedir, decidiram criar uma comissão para o estudo do desenvolvimento da região, aceitando como possível a manutenção da Linha do Tua como factor de potencial desenvolvimento.
Aconselho a leitura da Petição pela Linha do Tua neste endereço, e a assinarem-na, como forma de empenhamento na defesa de um património que é nosso, mas que queremos deixar às gerações futuras.

Mais informação aqui:
http://www.alinhadotua.com
http://www.linhadotua.net

A fotografia foi tirada na Linha do Tua, no dia 05 de Abril de 2008, no termo da freguesia de Pereiros.

2 comentários:

Anónimo disse...

sempre tive orgulho em ser portugues so fico triste quando me encontro de frante com tao oriveis desisoes mas ja quase parece normal pois toda a gente tem tendancias para destruir mas nimguem tem capacidade para construir nada por favor tratem de fazer alguma coisa por esse maravilhoso tras os montes nao o destruiao pois para mim e uma das maiores maravilhas do mundo

Anónimo disse...

o tua tu es sagrado demostra tua beleza que.so ao tua foi dada e ela e tua de certeza a linha do tua e patrimonio nacional devem afogar no douro quem lhes quizer fazer mal o tua tuas belezas que sao sempre tao brilhantes eu te mando um abraco por todos os emigrantes