Nos Codeçais, junto à estrada N630, entre a Rua do Olmo e a Rua da Santrilha, podemos apreciar estas bonitas alminhas. Se em muitas alminhas é difícil precisar a data em que surgiram, estas são muitos recentes uma vez que têm bem visível o ano de 1983 (26 anos). Consistem num painel de azulejo rectangular implantado num bloco de granito. Por cima do retábulo está uma cruz, simples, em alto relevo, fazendo parte também do bloco de granito. Este bloco apoia noutro horizontal que lhe serve de base e que suporta também um candeeiro onde arde uma chama alimentada a azeite.
Há um pequeno canteiro que se estende para a direita e para a esquerda das alminhas, protegido com uma grade metálica. O conjunto termina com dois grandes vasos, cúbicos, onde estão plantadas hortênsias (hidrângeas). Há depois um banco para cada lado.
O painel de azulejos representa Nossa Senhora com o Menino ao colo. De cada lado está um anjo que estendendo os braços parecem retirar algumas almas do purgatório, onde há novos e velhos e pessoas de diversas cores.
Na parede, ao lado das alminhas, há um caixa de esmolas.
Nesta fotografia o colorido das pequenas rosas de uma roseira que está plantada por detrás do muro emprestam muito beleza ao quadro, mas no pequeno canteiro não faltam amores-perfeitos, narcisos, ou outras flores, conforme a época.
Este modelo de alminhas, embora recente, tem algumas semelhanças com outro que já aqui mostrei e que existe em Mogo de Malta.
2 comentários:
Linda fotografia, destas alminhas em Codeçais, que bem conheço.
Um texto bem explicito. Magnífico levantamento sobre as alminhas deste concelho, não esquecendo o de Vila Flor.
Jorge Delfim
De facto está a prestar um optimo trabalho.
Cumprimentos
Enviar um comentário