domingo, 3 de agosto de 2008

Encontro de Amigos, em Belver


Realizou-se, no dia 2 de Agosto de 2008, mais um encontro anual, promovido pela Liga dos Amigos de Belver. Desde 2006 que a Liga tem organizado este evento nos primeiros dias de Agosto, com vista a reunir o maior grupo possível de belverenses, num convívio de gerações e de pessoas que, muitas delas, passam a maior parte do ano em locais distantes, com saudades da terra.

O encontro realizou-se na antiga escola primária, cedida pela autarquia, para que a Liga aí estabeleça a sua sede social e possa desenvolver as suas actividades.
Eu cheguei por volta das 19:30. O grupo ainda era pequeno mas os assadores já estavam em plena actividade: sardinhas, fêveras e entremeada de porco eram o “prato” principal. Entretanto foi-se armando uma enorme mesa onde já se provavam boas lascas de presunto acompanhadas por um pão bastante saboroso. Os garrafões saltaram para cima da mesa, mas também havia água e refrigerantes para quem quisesse. É que o convívio era um completo encontro de gerações, com crianças, jovens e adultos com uma presença bastante forte de casais de idosos.

Não parava de chegar gente, mesmo depois da noite se instalar. Foi necessário reforçar o trabalho nos assadores para fazer frente a várias levas de amigos que iam chegando. Os primeiros a chegar foram-se acomodando ao longo do muro do recreio, mas outros chegavam, alguns vindos de longe, propositadamente para este encontro de Amigos.

Por volta das nove e meia da noite começaram a ser servidas as sobremesas, no interior da escola Além do melão, havia uma grande quantidade de bolos e outras sobremesas doces, grande parte delas confeccionadas pelas pessoas presentes, que as levaram para partilhar. Provava-se um e depois outro, intercalando com conversas entre familiares e amigos. Numa parede estavam expostas algumas fotografias, memórias de pessoas e de acontecimentos, que, assim, estiveram também presentes.

Não faltou à festa a ritmada música de baile. Os mais animados não perderam a oportunidade, improvisando-se ali um baile com meia dúzia de pares.
Não sei quais eram as expectativas da direcção da Liga dos Amigos de Belver, mas, devem ter participado neste convívio cerca de cento e cinquenta pessoas. Desta forma, a direcção em exercício, termina o seu mandato em beleza, com um evento que vai de encontro aos objectivos da Liga, com uma participação ainda superior à dos anos anteriores.
Da minha parte, só posso agradecer o convite para passar tão alegres momentos em Belver. Para além do convívio com os meus familiares presentes, revi muitos amigos e conhecidos. Os meus parabéns à organização e a todas as pessoas que estiveram a trabalhar, bem-hajam.

Espero que a direcção que venha a ser eleita, continue o bom caminho que tem vindo a ser trilhado e que consiga, junto da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, todos os apoios de que necessita; para bem de Belver.

Ligação ao Blog da Liga de Amigos de Belver

7 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito, espero ter a sua companhia para o ano que vem. ASS Zé Ernesto

Xo_oX disse...

Faremos os possíveis Ernesto, também apreciamos muito a vossa companhia e amizade.
Entretanto, hoje, espero que haja festa rija, aí em Belver.

Anónimo disse...

Mais um ano e mais uma vez um dia muito bem passado!
Antes de mais obrigada pela companhia e pela forma como "mostra" a nossa festa.
Só lhe falta o cheirinho a sardinha assada e as vozes das nossas gentes a conviver, a rir e a matar saudades!
Bjs

Blue Eyes disse...

Obrigada.

Orlanda Sousa

AG disse...

Foi com muito prazer Blue eyes.
Foi pena nos vos encontrar entre os amigos, mas calculo que seja complicado reviver certos lugares.
Quem sempre se preocupou com a felicidade dos outros, continua a preocupar-se, onde quer que esteja.

Anónimo disse...

olá, estava realizando uma busca para encontrar fotos de belver, pois minha mãe está no brasil há 48 anos e está com saudaddes, e nos supreendemos com seu blog... ela pode rever alguns vizinhos, da aldeia... parabens pelas fotos... manteremos contato
srdelima@hotmail.com

MARINA OLIVEIRA disse...

olá a todos ,e com muito agrado poder estar a escrever estas palavras no vosso blog, pois esta muito bonito.Quero deixar muito beijos e abraços meus e dos meus pais( ISABEL,ZÉ -FOGUETEIRO E MARINA)para todas as pessoas que me viram cresçer e da linda aldeia que nunca esqueci nem tirei do meu coração as minhas maiores felicidades para todos. Tenho muitas saudades de todos e das pessoas da minha idade como dos(as) ZÉ,RUI,LURDES,ORLANDA,ANITA,CHICO,TO ZÉ,SANDRA,FILIPE,PATRICIA E MARISA MUITOS BJOS E ABRAÇOS MEUS. xau fiquem bem ate um dia ( eide voltar para a minha aldeia) bjos