segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

À Descoberta de Pereiros 3/3

Continuação de - À Descoberta de Pereiros 2/3

A paragem seguinte foi no largo Luís de Camões. Talvez tenha sido esta uma das primeiras áreas a ser povoada. A antiguidade das casas assim o demonstram, embora haja outras zonas igualmente antigas.
Neste largo é possível observar uma das casas mais nobres da aldeia, com o seu brasão, que também ostenta o elmo eclesiástico. Pertenceu ao reitor dos Pereiros no séc. XVIII e XIX. Tem, no balcão, gravado o ano de 1843 e é conhecida pela designação de Casa dos Caiados.
De junto dela parte uma canelha que desce em direcção ao ribeiro e a outro representante emblemático do património edificado de Pereiros: a ponte das Olgas. As águas que escorrem das montanhas formam várias ribeiras. Uma das mais importantes é a ribeira da Gricha. Juntam-se, passam sob a ponte das Olgas, e a água corre em rodopio pela ribeira das Lajes até atingir a ribeira da Cabreira, já perto do rio Tua. O declive foi aproveitado para a colocação de moinhos, movidos pelas abundantes águas do Inverno. Hoje restam alguma ruína, que não tive tempo de visitar.
A ponte (elemento representado na bandeira da freguesia) serviria para estabelecer a ligação entre Freixiel e Pereiros, fazendo possivelmente parte de uma via, em grande parte, calcetada. Apresenta um único arco de volta perfeita, um tabuleiro plano lajeado a granito, guardas também em granito e duas rampas de acesso. Embora de cronologia indeterminada, parece-me exagerada a designação de ponte Romana. Esta designação é atribuída a muitas fontes e pontes muito posteriores aos Romanos.
De regresso ao povoado atravessei a rua principal, onde, além de algumas interessantes construções em granito, é possível encontrar a fonte da Rua. Neste local concentram-se as pessoas nas tardes de Domingo, dado que aqui existem, desde há muitos anos, uma taberna e agora um café. Esta fonte está bem preservada, mas, a fonte do Poço vai-se apagando na memória das pessoas, foi soterrada.
Outra das curiosidades existentes, na travessa Cândido dos Reis, é uma cara esculpida em granito, na parede duma casa, a que dão o nome de “cara” de Pereiros. Uma situação semelhante já constatei em de Mogo de Malta, mas há outras, por exemplo em Parambos.
Mesmo no final da rua está a capela de Santo André. Voltada para a rua, ocupa uma posição elevada em relação a esta. Esta posição foi-se acentuando por rebaixamento da estrada. A sua construção foi provavelmente entre os anos de 1807 e 1810. À pequena torre sineira, possivelmente encimada por uma cruz, faltam algumas pedras e o sino. O interior está recuperado e limpo. Santo André, Santa Eufémia e o Menino Jesus de Praga são as imagens que se encontram no altar. A base deste altar tem muitas semelhanças com as da igreja de Zedes. No exterior, num dos alçados laterais, há um painel de azulejo monocromático de alminhas, colado de uma forma muito humilde. O painel é muito bonito e pouco frequente, dentro daquilo que é o meu conhecimento. Apresenta, em baixo, a mensagem: “É o Santo Sacrifício da Missa o Sufrágio por Excelência das Benditas Almas do Purgatório”.
Depois de percorrer os principais pontos de interesse e as ruas mais importantes, seria interessante embrenhar-me nas ruelas mais estreitas que sobem para o cabeço, concentrar-me nas tradicionais casas rusticamente construídas em granito, mas o calor era muito. Para descansar um pouco procurei um dos lugares mais calmos e frescos que existe na aldeia, a fonte do Vale.
Situada a algumas centenas de metros do povoado, desta fonte brota água fresca de forma ininterrupta. Aqui se reabasteciam de água potável no passado e lavavam a roupa no enorme tanque. Recentemente já foi uma solução alternativa, uma vez que a falta de água tem sido uma constante no concelho.
Beber a água fresca saída da montanha e apreciar a bela paisagem que começa em Codeçais (aldeia anexa de Pereiros) e se prolonga por terras de Murça e Mirandela, na outra margem do Tua, foi uma boa forma de terminar a minha visita a Pereiros. Uma visita a esta simpática terra cheia de gente acolhedora, proporciona uma experiência completamente diferente em cada época do ano. Só vindo cá, se pode viver essa experiência na plenitude. O convite está feito.
-------------------------------
Bibliografia
PEREIRA, António Luís e LOPES, Isabel Alexandra Justo (2005)- Património Arqueológico do Concelho de Carrazeda de Ansiães. Carrazeda de Ansiães: Câmara Municipal.
MORAIS, Cristiano (1995) – Estudos Monográficos Vila Flor - Freixiel. Vila Flor: Câmara Municipal.
TAVARES, Vírgilio (1999) – Conheça a Nossa Terra – Carrazeda de Ansiães. Edição do Autor.
MORAIS, Cristiano (2006) – Por Terras de Ansiães, Estudos Monográficos. Volume 1. Carrazeda de Ansiães: Câmara Municipal.

Agradeço ao Sr. Presidente da Junta da Freguesia de Pereiros e a Fátima Calixto todos os apoios que me deram.

Sem comentários: