terça-feira, 28 de junho de 2011

Ansiães na Idade Média - 25 de Junho

A segunda edição do evento Ansiães na Idade Média teve lugar nos dias 25 e 26 de Junho em Carrazeda de Ansiães, desenvolvendo-se em dois locais distintos: zona envolvente à Biblioteca Municipal (antigos Paços do Concelho), no fundo da vila e Castelo de Ansiães.
Quando se deu início aos festejos, o movimento era pouco, mas o som das gaitas de foles e bombos rapidamente encheram o ar de festa. A animação tomou conta do espaço onde se foram apresentando pequenos espetáculos guerreiros, musicais ou mesmo cómicos. Um grupo de donzelas de Carrazeda, trajadas a rigor, mostraram um ar da sua graça numa dança pausada.
Depois foi a vez de guerreiros, se defrontarem naquilo que foi uma amostra do que se passaria no dia seguinte no torneio de armas. O realismo era tal que alguém se sentiu mal quando um condenado ao enforcamento lutava para se libertar das correntes que lhe roubavam a liberdade.
Houve dança do ventre exibição de serpentes e, já ao cair da tarde os saltimbancos invadiram o recinto e arrancaram gargalhadas às pessoas que se iam esticando na relva tentando receber alguma frescura da terra, uma vez que o ar estava imensamente quente.
O porco já assava no espeto e as tabernas do burgo prometiam uma boa ceia.
Ainda anão foi desta que aproveitei os petiscos medievais, aproveitei os festejos do S. João em Zedes e fui comer algumas sardinhas assadas com amigos e familiares.
À noite o recinto animou de novo. O som dos Cornalusa é cativante e a sua atitude ao tocar também. Cada vez gosto mais de os ver e ouvir.
Um pouco mais tarde teve lugar um espetáculo bastante exótico com encantamento de serpentes e danças contracenas. Serpentes grandes e pequenas e até uma arranha fizeram arrepiar o sangue dos mais sensíveis. Também um homem que caminhou sobre vidros e fogo, engoliu fogo, espetou agulhas no corpo, etc. arrancou fortes aplausos do público que seguia tudo com muita atenção.
A noite terminou com um espetáculo de dança e fogo numa coreografia que fazia lembrar tesouros, mouras encantadas e génios que saiam de lamparinas.
Ao contrário da tarde, há noite houve muita gente no recinto! Gente de todas as idades que saiu à rua para apanhar o ar fresco da noite mas que se deliciou com momentos verdadeiramente mágicos.

1 comentário:

Fátima Amaral disse...

Parece-me que a diversão e a cultura estiveram de mãos dadas,e eu com pena de não ter assistido, até porque estive por essas paragens nessa altura.

Continuação de bons eventos e divulgação dos mesmos,uma mais valia para a região trasmontana.

Bom trabalho.