segunda-feira, 23 de julho de 2012

A ACDZ de Parabéns

A Associação Cultural e Desportiva de Zedes (ACDZ) este ontem de parabéns. São já 31 anos de atividades, contando ao longo destes anos com períodos de maior atividade, outros de menor, mas sempre foi um elemento agregador da população de Zedes, a residente a aquela que se encontra espalhada pelos 4 continentes.
O programa deste 31ª aniversário iniciar-se com a celebração de uma missa na igreja matriz.
Teve lugar a seguir, já no salão da sede da Associação, um par de palestras uma denominada Plantas "Mágicas", proferida pelo Prof. Aníbal Gonçalves, filho da terra e a segunda sobre a temática A estética no quotidiano de uma comunidade local, proferida pelo escultor Helder de Carvalho.
Na primeira interversão foram recordadas e dadas a conhecer espécies vegetais autóctones que tiveram, algumas ainda têm, grande interesse na alimentação da população local, ou como plantas aromáticas e/ou medicinais. Também foram apresentadas algumas espécies às quais se atribuem poderes especiais e outras venenosas.
 Na apresentação do escultor Helder de Carvalho foram apresentadas algumas conclusões sobre a estética e a noção do belo na população do concelho. Este estudo, que incidiu sobre a estética há alguns anos atrás, mostrou que essa comunidade usava cores sóbrias, motivos geométricos, não desperdiçava recursos e respeitava um compromisso entre a aparência e a funcionalidade. Em todas as profissões e atividades culturais as preocupações estéticas estavam presentes e continuam presentes, sendo necessário fazer um inventário e um registo sistemático, para que estes património imaterial seja preservado.
É de salientar que para além da população local, que seguiu estas apresentações com muita atenção e até participação, esteve também presente um grupo de jovens escuteiros da vizinha Espanha, que participaram em todas as atividades.
Seguiu-se, ao final da tarde, um lanche convívio onde não faltaram algumas iguarias locais e um grande bolo de aniversário. Depois de cantados os parabéns (em duas línguas!) e de agradecida a presença e participação teve lugar um encontro de futebol de cinco.
Numa aldeia casa vez mais desertificada, estas iniciativas são de estrema importância. Houve tempo para a fé, para a cultura, para o desporto, mas, sobretudo para o encontro e convívio entre pessoas de gerações distintas. Funcionou, também, como pontapé de saída para dias mais agitados que se aproximam, com a chegada de muitos dos filhos da terra que, todos os verões, regressam a Zedes para matarem saudades.
Parabéns à ACDZ pela sua longevidade e por mais esta iniciativa.

Sem comentários: