terça-feira, 24 de julho de 2012

Picnic de Caminheiros (2012)


No dia 22 de julho, no parque de merendas da barragem de Fontelonga, realizou-se o 1.º Encontro de Caminheiros do concelho.
Durante o ano de 2012 realizaram-se mais de uma dúzia de caminhadas, que foram criando o hábito da caminhar e aproximando um grupo de pessoas, mais assíduas, uma após a outra caminhada. Distribuídos por várias aldeias e pela vila, estiveram presentes na maior parte das caminhadas, aproveitando o contacto com a natureza, o exercício físico mas também a amizade. Esta foi a génese do grupo, informal, diversificado em todos os aspetos, que foi ganhando forma e que decidiu juntar-se num piquenique.
Na última caminhada, em Beira Grande, já circulava a ideia de um último encontro, diferente, aberto aos familiares que não participavam nas caminhadas.
 A família Curralo, numerosa nas caminhadas, disponibilizou-se para núcleo organizador, com o "centro das operações" no Café Planalto.
Foram feitas as inscrições, com o pagamento de 5€. O grupo de caminheiros, e seus familiares, mobilizou à volta de 40 pessoas. O facto de se tratar de um picnic, e não de uma caminhada, como se poderia esperar, prende-se com vários fatores: pessoas que normalmente não caminham, idosos, crianças, etc, puderam participar; os dias estão muito quentes para caminhar; não havia ninguém responsável pela logística, por isso foram os próprios caminheiros a tratar da aquisição dos géneros, tratar da confeção e serviço.
Bem cedo, foram marcadas algumas mesas, para que a sombra não faltasse  e reservados os assadores. Às onze os aromas da carne no churrasco já recebeu os participantes que chegaram em força.
Pão, queijo, presunto, azeitonas constituíram as entradas. Foi feita uma grande quantidade de salada mista para, com pão, acompanhar a carne de porco e de vitela assadas na brasa. O almoço decorreu, sem pressas, com boa disposição e partilha. Partilha de bebidas (obrigado Baltazar, o teu vinho era ótimo), de pudins, bolos e frutas, que circulavam pelas mesas para provocação dos regimes mais apertados.
No almoço participaram alguns dos Presidentes de Junta das aldeias que colaboraram ou realizaram caminhadas. Registei a presença de Lavandeira, Beira Grande, Amedo e Carrazeda de Ansiães, mas é possível que outras estivessem também representadas. Marcaram também presença vários funcionários da autarquia, mais diretamente envolvidos no planeamento e execução das caminhadas ou que nelas participaram. O sr. Presidente da Câmara, apesar de ter uma agenda muito preenchida, fez questão de passar pelo local do piquenique, para comer a sobremesa e cumprimentar os presentes.
Durante a tarde houve tempo para tudo. Os mais ensonados fizeram uma soneca. Os mais despertos jogaram as cartas, saltaram a corda e fizeram outras brincadeiras.
No final da tarde os assadores acenderam-se de novo. O grupo já era mais reduzido mas o ambiente de festa foi o mesmo.
Estiveram no piquenique perto de meia centena de pessoas vindas dos mais variados pontos do concelho. Pessoas que (muitas) não se conheciam nos inícios de março, mas que agora se veem de outra forma.
Sobre as caminhadas que decorreram entre março e junho pretendo ainda fazer uma pequena reflexão, a publicar mais tarde. Sobre este piquenique só falta dizer que foi uma excelente ideia. Estou certo que, se no próximo ano continuarem a realizar caminhadas, haverá mais piqueniques de caminheiros (quem sabe se não os haverá antes do próximo ano...).
Parabéns as todos os que marcaram presença e em especial àqueles que se esforçaram um pouco mais, quer planificando e comprando, para que não faltasse nada, quer aos que confecionaram, lavaram a louça, ofereceram o vinho, etc.

Sem comentários: