sábado, 20 de abril de 2013

XIX Prova de Vinho em Pombal

 No dia 14 realizou-se  em Pombal, no concelho de Carrazeda de Ansiães XIX Prova de Vinho.
Este evento organizado pela ARCPA (Associação Recreativa e Cultural de Pombal de Ansiães) destina-se a promover os vinhos da freguesia, conhecida por produzir vinhos de excelente qualidade, principalmente os brancos.
Nesta edição estiveram representados perto de 30 produtores, que disponibilizaram gratuitamente os seus vinhos para a prova. O acesso à prova era livre, mediante a compra de um copo, que custava 2,5€ ao público em geral e 1€ aos sócios da ARCPA.
Para acompanhar os vinhos a Associação recheou as mesas com pão, azeitonas, queijo, folar, batatas fritas, presunto, chouriço, bolos de bacalhau, rissões, frutos secos, bolachas, etc., tudo em quantidades consideráveis, porque o vinho "cai mal" em estômagos vazios.
Desengane-se quem pensa que o evento atraiu apenas "bons copos". As primeiras pessoas a entrarem no recinto foram nada mais nada menos que idosas, que aproveitaram os poucos lugares sentados reservados para os produtores e seus próximos. A tarde adivinhava-se longa e uma cadeira deu imenso jeito.
Não faltou também a animação musical, a cargo do Rancho Folclórico de Carrazeda de Ansiães. O rancho subiu ao palco e executou várias danças, algumas executadas pela sua secção mais jovem, mas que já demonstram um bom desempenho, para a sua tenra idade.
A festa de boa comida, melhor bebida e música popular durou toda a tarde. No final a Presidente da Associação agradeceu a presença de todos, em especial os produtores de vinho presentes e chamou-os ao palco para receberam um certificado de presença e alguns produtos fitosanitários.
Contrariamente ao que se passou em algumas edições anteriores, não houve a vertente concurso, com distinção dos melhores vinhos.  A recolha de amostra, a sua análise numa instituição reconhecida como a Casa do Douro e o feedback dado aos produtores sobre as características do seu vinho com as análises e uma ficha de prova constituíram um elemento importante no melhoramento dos vinhos, ano após ano. Não sei se não se fez essa colheita de amostras, mas pelo menos não foi visível no evento que que tal tenha acontecido.
Esta prova de vinhos proporcionou um um excelente convívio às gentes da aldeia, mas também uma oportunidade de negócio. Estiveram presentes pessoas vindas de todos o concelho e da região, muitos para provarem, mas também potenciais compradores, que bem falta fazem. O Pombal produz bastante vinho, de qualidade, mas tem grandes dificuldades em escoar o produto. Eventos deste são de crucial importância.

1 comentário:

ANTONIO JOSÉ disse...

Oi Prezado Anibal
Resolvi deixar este comentário para registrar mais uma vez a minha presença no Blog desde aqui no Brasil .
Tenho particular interesse nestes assuntos de Carrazeda de Ansiães pois minha mãe , já falecida aqui no Brasil , era natural de Mogo de Malta . Aí estive ainda em Outubro de 2013 e infelizmente encontrei Mogo de Malta bastante abandono pelas autoridades . Porém de forma geral as paisagens da região são lindas e melhor retratadas estão nas maravilhosas fotos que você nos proporciona e nos fazem sentir como aí estivéssemos pessoalmente .
Anibal, muito obrigado , deixo um grande abraço e continuarei a curtir regularmente este seu blog muito bem elaborado .
Antonio José Carvalho
São Bernardo do Campo
São Paulo - Brasil