sábado, 6 de agosto de 2011

À Descoberta do Amedo (1/2)

Escondida entre a serra da Reborosa e o Alto da Pranheira encontra-se a freguesia do Amedo,  muito pouco conhecida, apesar de estar a uns escassos 5 km da sede de concelho. Se há terras bafejadas pela sorte no que toca à sua situação geográfica, o mesmo não se pode dizer do Amedo, voltada a norte, onde nos piores dias de inverno o sol mal aparece. Esta situação pouco privilegiada, não afastou as populações, que aqui se estabeleceram desde tempos remotos, como provam alguns vestígios arqueológicos que sobreviveram ao desgaste dos séculos. Há restos de um dólmen no seu termo.
Conheço a aldeia há muitos anos. Tenho na aldeia alguns familiares e amigos. Se vivemos uma pequena aldeia global, pior ainda quando falamos de aldeias vizinhas (embora as vias de comunicação entre Amedo e Zedes nunca tenham sido famosas).
Visitei o Amedo, recentemente, duas vezes, e em ambas a encontrei com cheiro a fruta, iluminada por um sol radioso. A primeira visita foi em meados de Outubro. Dos lagares ainda existentes saía o cheiro adocicado a mosto. Voltei há pouco dias, e, desta vez, encontrei a aldeia rodeada de flores multicolores e de cerejas maduras que abundam pelos quintais. Nestas viagens, embebido da tranquilidade que se respira em cada recanto, percorri demoradamente as ruas e travessas, entrei na igreja matriz e na capela, saboreei as ginjas maduras da antiga escola primária e apreciei a simpatia das pessoas, que, após a desconfiança do primeiro contacto, abrem a porta da sua casa e do seu coração, deixando transbordar a admiração que sentem pela sua terra.
Os habitantes já são poucos, isto se compararmos os atuais com os quase 800, em 1950. A população residente estará abaixo da que existia em 1758, 290 pessoas. Já nessa altura as habitações se encontravam espalhadas “em sete arrabaldes distantes huns a outros oito varas e outros serão des, pouco mais ou menos”. Sempre achei piada à expressão “sete Amedos”, mas não sabia que a origem da expressão já tinha alguns séculos!
Um passeio por estes sete Amedos tem toda a vantagem de ser feita de cima para baixo, porque o declive, nesta aldeia, é para levar a sério.
As estradas melhores tanto trazem, como levam. O traçado Carrazeda Pinhal do Norte afastou a circulação rodoviária do centro da aldeia, onde tinha dificuldades de circulação. Quem quiser visitar o Amedo deve apanhar a antiga M631, pouco depois de passar a Zona Industrial de Carrazeda de Ansiães. Este percurso, feito mais devagar, vai permitir uma visão bastante completa da aldeia, bem como repousar o olhar pelo horizonte até aos limites da freguesia, para lá de Areias, até às fragas que se precipitam até Pinhal do Norte. Mais para poente, avista-se parcialmente a aldeia de Pombal de Ansiães, mas o deslumbramento prolonga-se por terras do concelho de Alijó, por serranias violadas que darão à luz o IC5.
As primeiras casas vão surgindo, ao longo da Avenida dos Maios. Um pouco mais abaixo há um cruzeiro, uma espécie de alminhas, com um painel de azulejo policromático representando Nossa Senhora da Conceição. Não têm faltado bonitas flores naturais em seu redor.
O Largo do Gricho é um bom local para uma paragem, e, quem sabe, para deixar o automóvel e fazer o resto do percurso (à descoberta) a pé. Continuando rua abaixo surge o Largo do Cruzeiro. Tal como o nome indica, existe aqui um bonito cruzeiro, muito antigo, um dos monumentos mais queridos pelos residentes. O cruzeiro é bastante mais antigo do que o painel de azulejo que lhe colaram numa das faces, representando de novo Nossa Senhora da Conceição. Na outra face está um crucifixo, também mais recente. A posição elevada do cruzeiro, o facto de estar no centro do largo, mas também a beleza do seu perfil, chamam a atenção de quem ali passa.
Mais esquecida e mais escondida, está a fonte da Mina, depois de ter perdido toda a utilidade. Situada a algumas dezenas de metros do cruzeiro, era um dos pontos de abastecimento de água da aldeia. Tratava-se de uma fonte de mergulho, muito rústica, limitada a uma reentrância nas rochas, onde as mulheres apanhavam a água com a ajuda de púcaros, enchendo assim os canecos. Dessa prática ainda têm recordação algumas mulheres da aldeia.
Muito próximo desta, há outra fonte de mergulho, em granito aparelhado, da qual não descobri o nome. Está situada em antigas hortas, perto da ribeira das Amas, junto da estrada. Ali ao lado está o moinho do Botas, exemplar mais próximo da aldeia e representativo de muitos outros, que se estendem ao longo dos vários ribeiros, que se vão juntando até morrerem no Tua.
A escola Primária está encerrada. Nela decorrem obras de adaptação a sede da Associação Recreativa Desportiva e Cultural de Amedo. Ainda bem que é dada utilidade e vida a estes edifícios, caso contrário, seriam vandalizados em pouco tempo.
O local para a paragem seguinte é o largo do Eirô. Junto da capela há uma espetacular fonte conhecida como fonte do Paço. Há uma grande tendência para se chamar Fonte Romana a todas as fontes antigas, muitas de mergulho. Esta fonte deve ter a sua origem no século XVIII. É uma fonte de mergulho barroca com um frontispício delimitado por pilastras e cornijas. Na minha opinião já lhe falta um elemento no topo, talvez uma cruz. Em tempos houve um lavadouro junto da fonte.

Continua em À Descoberta do Amedo (2/2)

Sem comentários: