terça-feira, 9 de agosto de 2011

À Descoberta do Amedo (2/2)

Continuação de À Descoberta do Amedo (1/2)
A capela de S. Martinho tem gravado no lintel da porta o ano de 1749. Esta está de acordo com a descrição feita em 1758 que testemunha o seguinte: “Há neste lugar duas capelas, uma no fundo da aldeia, da evocação de Santa Marinha, e esta, no meio do povo, da evocação de S. Martinho. Esta está feita de novo porque foi mudada do alto da Serra de S. Martinho, para o meio da aldeia. Ainda hoje se encontra no lugar onde estava, uma capela demolida, com uma cruz de pedra no meio, isto numa estrada que parte da aldeia para Luzelos”. É do conhecimento de muitos naturais a localização exata da antiga capela de S. Martinho, mas não pude confirmar se ainda existem alguns vestígios da mesma. Pelo contrário, quando questionei as pessoas sobre a existência da capela de Santa Marinha, a surpresa foi geral. Nunca ninguém ouviu falar de tal capela. O certo é que ela existiu e estava situada no fundo do povo. Nas imediações da igreja é dada a designação de Santa Marinha a alguns terrenos, pode ter sido aí a localização da capela, no entanto, a igreja já existia, a atual, ou outra no mesmo local.
A capela de S. Martinho foi recentemente recuperada. Tem um pavimento em granito, bancos, um altar com o sacrário em talha dourada, muito bonitos. Nossa Senhora de Fátima é a imagem que faz companhia a S. Martinho. Este espaço, pela sua dimensão e localização, tem sido usado para a reza do terço.
Um passeio pelas traseiras da capela permite admirar um bonito portão em ferro forjado, de 1933.
Alguns metros mais à frente, em direção à saída para Areias, está um bonito espaço para descanso, à sombra de frondoso chorão. Com sorte, talvez o bar esteja aberto, principalmente no Verão, quando os emigrantes enchem de alegria as ruas da aldeia.
O destino a seguir é a rua das Oliveiras. Depois de percorrido um espaço sem casas somos surpreendidos por uma carranca, em granito, no alto de uma chaminé. Tal como noutras localidades, esta carranca simboliza a aldeia, neste caso o Amedo (mas também é conhecida por farronca!). Na realidade, trata-se apenas de uma chaminé um pouco mais artística. Dizem que existiu uma cruz no alto da chaminé. Esta casa solarenga pertenceu outrora ao Eng. Faria (que foi meu professor), mas foi vendida.
Mais à frente, no Ribeirinho, um antigo fontanário foi transformado num nicho a Nossa Senhora da Graça. O Santuário que se lhe ergue à Senhora da Graça no alto do Pendão, a mais de 800 metros de altitude, é um dos mais bonitos miradouros do concelho. Este cabeço aparece sempre associado à Samorinha, mas o termo do Amedo chega até lá.
A etapa seguinte é a igreja Matriz. No séc. XVIII a igreja era descrita como pobre, com um sacrário em madeira e com imagens muito antigas. Nos finais do mesmo século foi demolida e no mesmo lugar foi construído um novo templo. Em Novembro de 1790 foi feita a arrematação da obra da Capela Mor e Sacristia. Nos anos seguintes a obra foi completada. Situada fora do povoado, num local calmo e sem trânsito, rodeada por algumas oliveiras, está bem situada para o recolhimento. No adro há algumas sepulturas com lápides em granito. Pelo menos duas. Não têm indicação da sua antiguidade, mas houve outras, tal como em todas as igrejas. Tem uma torre sineira lateral, com dois sinos. A porta principal no frontispício, tem sobre a padieira um bonito ornamento em granito.
No interior da igreja o branco domina. À exceção do altar-mor todos são em tons de branco e dourado, muito bonitos. A imagem de Nosso Senhor dos Passos impressiona pela sua dimensão, mas são também de destacar a de Nossa Senhora da Graça e a do padroeiro, S. Tiago (com a sua cabacinha).
Curiosa é também a existência de uma tela, a que chamam painel, que tapava a abertura sobre o sacrário. Tem pintada Nossa Senhora com os Pastorinhos. Este painel desliza lateralmente, para ser recolhido. Quando restauraram o altar, foi recolhido, ficou preso e nunca mais pode ser colocado.
Depois de alguns momentos de recolhimento, a viagem continua, voltando um pouco atrás, ao Ribeirinho. O percurso segue depois pela rua de Camões. Ouvi falar num antiga fonte de mergulho nesta zona, mas apenas encontrei a fonte do Fundo do Povo, por sinal com água bem fresca e saborosa.
Não muito distante dali há uma outra fonte conhecida por tanque da Figueira. A figueira existiu mesmo, mas neste momento já não há vestígios dela. Do conjunto faz parte uma fonte e um tanque, tudo em granito, num conjunto muito interessante. Esta fonte fica no canelho da Ribeira.
Chegados ao Fundo do Povo o melhor é fazer a revisão, não seja o caso de nos termos esquecido de algum Amedo: Cima do Povo, Terreiro, Cruzeiro, Paço, Portela, Ribeirinho e Fundo do Povo. Estão todos!
Depois de uma tão longa caminhada pela aldeia do Amedo, só falta uma quadra da autoria de M. Docília, gravada em mármore e cravada no frontispício da capela de S. Martinho:
Amedo, a nossa aldeia
Querida terra onde eu nasci,
Mesmo que a julguem feia,
Sinto-me presa por ti.

Publicado no jornal O Pombal em Junho de 2011 (n.º174)

Sem comentários: