segunda-feira, 21 de junho de 2010

Feira Medieval em Carrazeda de Ansiães

Nos dia 18 e 19 de Junho realizou-se em Carrazeda de Ansiães o evento Ansiães na Idade Média. Organizado pela Câmara Municipal, integrou uma Feira Medieval e o Assalto ao Castelo com Torneio, vindo substituir o Festival Medieval que se realizou durante alguns anos e que chegou a ter alguma projecção.
Na sexta-feira, dia 18, não acompanhei as actividades realizadas na zona envolvente da Fonte das Sereias e Pelourinho. Pelo que pude escutar, já no Sábado, a venda de cerveja ultrapassou as expectativas e o espectáculo de fogo foi muito apreciado.
No Sábado as actividades desenvolveram-se em dois locais distintos: iniciaram na parte velha da vila, junto à antiga cadeia (também escola e agora biblioteca), continuaram no castelo de Ansiães e terminaram, de novo, junto à biblioteca.
Empenhado em não perder nada dos acontecimentos cheguei ao local às três da tarde. O movimento no Burgo era pouco, o que meu deu oportunidade de circular à vontade pelo Mercado. Reconheci imediatamente a maioria das tendas, uma vez que estive em Miranda do Douro nos dias 28,29 e 30 de Maio, onde se realizou uma gigantesca Feira Medieval.
Havia um conjunto de tendas com artefactos representativos da Época Medieval: objectos ligados à cozinha tradicional, à agricultura, ferragem, à guerra, cetraria, etc. Junto à estrada estavam concentradas as tabernas do Burgo, ao que me pude aperceber, todas “geridas” pela Escola Profissional de Carrazeda de Ansiães, entidade apoiante do evento.
Não demorou muito para que chegasse o cortejo, vindo dos lados da igreja matriz. Estandartes, cavaleiros, músicos e saltimbancos, desfilaram até ao centro do mercado. Depois de aberto o mesmo, foi a altura de uma dança exótica executada por uma sedutora encantadora de serpentes.
Foram chegando mais pessoas enquanto as hostes se treinavam no manejo da espada, tendo em vista a defesa do castelo de Ansiães da cobiça dos Castelhanos.
Às dezassete horas partimos todos para o castelo. Havia alguns meios de transporte da Câmara Municipal mas a maioria das pessoas usou o seu próprio transporte o que causou alguns engarrafamentos nas imediações da igreja de S. João Baptista (extra-muros).
Junto à porta de S. Francisco estava montado o cenário para uma das cenas mais animadas e aplaudidas da tarde. A guardar a porta, e espalhados sobre as muralhas, estavam as tropas leais ao Mestre de Avis, sob o comando de Vasco Pires de Sampaio. Pouco depois chegaram os Castelhanos e Homens de Armas de Porto Carreiro, carregando algumas peças de artilharia e um aríete. A troca de palavras agressivas (e brejeiras) e o estado de embriaguez do comandante das tropas Castelhanas, arrancaram verdadeiras gargalhadas na assistência. Os disparos da artilharia assustaram os mais distraídos.
A contenda serenou com o acordo para a realização de um Torneio de Armas no Terreiro do Castelo. Deslocámo-nos todos para o interior do castelo.
O local parecia “talhado” às mil maravilhas para o efeito. A liça ocupou um espaço plano, que, em tempos não muito remotos era cultivado, cercado pela muralha a nascente e por um muro de mais de um metro de altura no restante perímetro.
Dispostos os homens, desenrolou-se um interessante torneio de armas. Os apupos aos castelhanos foram constantes e nem a ferocidade do cavaleiro Olivier, mercenário, agressivo na liça e fora dela, foi suficiente para impedir a vitória dos bravos defensores de Ansiães. O final foi marcado por uma verdadeira batalha campal protagonizada pelos alunos da Escola Profissional, que se mostraram soldados promissores.
Deu-se o regresso ao Fundo da Vila, em Carrazeda de Ansiães para os festejos da vitória sobre os Castelhanos. Música, danças medievais, comes e bebes nas tabernas do Burgo, tudo num ambiente verdadeiramente medieval.
Pelas vinte e uma horas realizou-se a cerimónia do outorgamento do Foral Manuelino à Vila de Ansiães. Seguiram-se momentos musicais e espectáculo com fogo, executado pela Escola Profissional.
Perto das onze da noite deu-se o encerramento do Mercado com os agradecimentos à Câmara Municipal pela realização do evento e a Escola Profissional de Carrazeda de Ansiães pelos apoios prestados.
A noite estava fria e não me demorei muito no recinto. Foi uma tarde e noite muito animadas em que registei um bom conjunto de fotografias e alguns pequenos vídeos que espero vir a mostrar. Também me ocorrem alguns comentários, mas vou guardá-los para mais tarde.

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei imenso do blog....tem imagens lindissimas e fiquei a conhecer melhor este concelho que tato tem para descobrir.....no entanto reparei que depois da sede de concelho....as freguesias/lugares com mais destaque sao as do norte, como : zedes, pereiros, pinhal do norte, amedo, areias e codeçais...gostaria de ver numa proxima visita aldeias como arnal, coleja, luzelus, pinhal do douro, beira grande, castanheiro, lavandeira, mogo de ansiaes ou selores....sao aldeias com muito patrimonio pa conhecer...........comprimentos M. C.